Seminário "Educação e Fiscalização de Trânsito e Transportes" - Fev/2014

CONTEÚDO

Palestras específicas com finalidade de contribuir e orientar as autoridades de trânsito e transportes, seu agentes, etc., sobre o planejamento e os procedimentos afetos à educação, engenharia, sinalização, fiscalização e policiamento ostensivo, bem como a propósito da adoação de ações e/ou medidas voltadas à segurança viária; abordando, inclusive, neste momento, a questão pertinente a condução de bicicletas, inclusive elétricas, nas vias públicas; enfim, à benefício das mobilidades urbana e rural.

Abertura - Dr. Antonio Sérgio de Azevedo Damasceno – Presidente do CETRAN/RJ

Temas :

• Psicologia do trânsito : " Importância das Cidades na Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito" com a palestrante Janaína Sant'anna Barros da Silva ( Conselheira do CETRAN/RJ)
  • Direito ao Trânsito Seguro e Sinalização: Pratica Cotidiana com a palestrante Marisa Dreys (Inspetora da Policia Rodoviária Federal)
  • Planejamento e Gerencia da Segurança Viária com o palestrante Chequer Jabour Chequer ( Gerente de Projeto do Instituto de Pesquisas Rodoviárias)
  • Fundamentação dos Projetos de Sinalização Viária : "Interação com as Prefeituras no Planejamento do Uso do Solo Lindeiro". Com o palestrante Alberto Fabrício Caruso( Diretor técnico do DER/RJ).
  • Contribuição de Recursos de Sistemas Inteligentes de tRansportes na Fiscalização e Sinalização. Com a palestrante Mônica Barcelos (CET-Rio).
  • Sistema de Monitoramento Eletrônico. Com Sergio Viana. Diretor da Engebras.

Temas:

• Sociedade , Planejamento Cicloviário e Sinalização. Com Glauston Pinheiro (Assessor da NITTRANS).
  • Mobilidade Urbana no Município de Duque de Caxias. Com a palestrante Rosimar Barga de Souza (Guarda Municipal de D. Caxias) e Ronaldo Ribeiro da Silva (JARI de D. Caxias).
  • Mobilidade Urbana: Engenharia de Tráfego,Fiscalização e sua influência na Mobilidade Urbana. Com Paulo José Barenco pinto (SUSER).
  • Engenharias das Vias. Com o palestrante Fernando Mac Dowell.
  • Soluções de Engenharia. Com a palestrante Ângela Christina de Castro Pacheco (CETRAN/RJ).
  • Inovações Tecnológicas. Com Sergio Derene (ROUTE)

auditório da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem – DER/RJ.

DATA / HORA

23/02/2014 às 10h.